WElCOME: Perfil Podologia

Espaço para você tirar dúvida, manter contato com a podologa, marca horarios e tirar todos os seu medos em relação aos procedimentos;


Cuide-se pois sua saúde começa pelos seus pés

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Artelho em garra.





Deformidade no pé em que os dedos ficam voltados para baixo e o arco é pronunciado, dando ao pé uma aparência de garra. O dedo em garra, ou dedo em martelo, é uma deformidade similar que ocorre em um único dedo do pé, em que a articulação mais próxima ao pé fica voltada para cima e as outras articulações dos dedos, para baixo.
Agente etiológico/causa: deformidade congênita, distrofia muscular. O pé em garra pode estar presente no momento do parto (congênito) ou se desenvolver em conseqüência de distúrbios (adquirido).
Característica: Em princípio, produzem uma deformidade flexível, mas com o tempo os dedos se tornam rígidos e começam a desenvolver calosidades dolorosas, conseqüência da pressão e atrito inadequado entre os pés e calçados.
Sinais e sintomas: Deformidade no pé em que os dedos ficam voltados para baixo e o arco é pronunciado, dando ao pé uma aparência de garra, podendo aparecer calos na região dorsal dos dedos
Diagnóstico: Clínico
Tratamento: - Utilize sapatos com a zona dos dedos macia, espaçosa e evite sapatos de salto e/ou apertados (os sapatos devem ter, pelo menos, mais um centímetro que o dedo maior)
- Peça a um sapateiro para alargar um pouco a zona dos dedos do sapato para acomodar a deformidade.
- As sandálias podem ajudar desde que não comprimam nem friccionem outras áreas do pé.

- Uma “almofada” personalizada, feita pelo seu podologista, pode redistribuir o peso e aliviar a pressão.

- Manualmente estique os dedos do pé e articulações para as posições normais.

- Exercite os dedos do pé usando-os para agarrar berlindes ou uma toalha colocada no chão
É interessante a intervenção precoce com o uso de órteses corretoras e alongamentos quando os dedos ainda estão flexíveis. Em fase tardia, com a rigidez, por vezes é indicado procedimento cirúrgico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário