WElCOME: Perfil Podologia

Espaço para você tirar dúvida, manter contato com a podologa, marca horarios e tirar todos os seu medos em relação aos procedimentos;


Cuide-se pois sua saúde começa pelos seus pés

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

HIPERHIDROSE

Hiperhidrose é um excesso desagradável de suor, em uma ou várias partes do corpo. Ela é definida como sudorese que ultrapassa a necessidade de termoregulação ( controle da temperatura corporal) , é uma condição benigna, mas que pode trazer desagrado a seus portadores.
As pessoas que tem Hiperhidrose podem apresentar um aumento de sudorese em situações inexplicáveis e sem qualquer causa aparente. Este aumento pode aparecer na axila, nas mãos, nos pés, no rosto ou em qualquer outra parte do corpo.
Às vezes, embora nem sempre, emoções podem piorar o processo de Hiperhidrose. Mas a Hiperhidrose pode também aparecer sem que tenha ocorrido qualquer emoção, ou mesmo sem qualquer motivo aparente. Em algumas pessoas aparece em baixas temperaturas ambientais e em outras em altas temperaturas. Alguns pacientes referem que passaram a apresentar Hiperhidrose, quando submetidos à responsabilidades maiores, geralmente profissionais, ou durante períodos de maior emoção, como a adolescência, problemas familiares, conjugais ou econômicos. O que acontece, é que estas pessoas já apresentavam a Hiperhidrose, mas com o stress emocional, ela se manifestou.

Causa

Trabalhar em atividades pesadas, exercitar-se, expor- se ao sol ou a dias muito quentes, podem causar sudorese aumentada. As emoções também podem gerar suor. Existem 2 tipos de glândulas na pele, as apócrinas e as écrinas. As glândulas sudoríparas apócrinas têm um papel menor na termoregulação ( regulação da temperatura corporal) , estão associadas ao folículo piloso (de onde sai o pelo) e não estão envolvidas no processo de Hiperhidrose.
A hipersecreção das glândulas écrinas é que causam as alterações observadas. As glândulas écrinas estão mais concentradas na axila, palmas e plantas e tem importante papel na termoregulação. O excesso de secreção desta glândula é que causa a Hiperhidrose.
Existem 2 tipos de Hiperhidrose : a Primária e a Secundária. A Hiperhidrose Primária não tem causa conhecida, se devendo mais a fatores genéticos.
Hiperhidrose Secundária, é aquela associada a uma causa, o mais freqüente é poder estar associada à obesidade, menopausa, uso de drogas antidepressivas, alterações endócrinas e alterações neurológicas com disfunção do sistema nervoso .
Medicamentos neurológicos e psiquiátricos podem desencadear Hiperhidrose, morfina e excesso de hormônios da tireóide também. A falta de hormônios femininos na menopausa, pode provocar suores, o que ocorre também em homens com déficit de testosterona, embora seja mais raro.


Sinais e Sintomas


A Hiperhidrose atinge homens e mulheres e se manifesta em várias idades.
As pessoas que apresentam Hiperhidrose geram suor nas mesmas condições e sob os mesmos estímulos que as outras pessoas, só que em quantidade maior. Por outro lado, podem gerar suor, mesmo em condições onde outras pessoas não o apresentariam, como com pequenas emoções e mesmo com temperatura normal. Isso acaba gerando um processo de ansiedade que realimenta a Hiperhidrose.
Os portadores de Hiperhidrose Axilar (axilas) se queixam de roupas excessivamente molhadas, manchadas e danificadas, aspecto de má higiene, impressão de descontrole emocional e falta de adaptação aos trajes necessários para o trabalho.
Os portadores de Hiperhidrose Palmar (mãos) se queixam de dificuldades para manusear papéis, em trabalhos manuais de diversos tipos, tocar instrumentos, digitar computadores, cumprimentar com um aperto de mão, no contato afetivo, para dirigir e para a prática de esportes. .
Os portadores de Hiperhidrose Plantar (pés) se queixam de umidade exagerada,, facilidade para adquirir micoses (frieiras) e sensação de que os pés escorregam por dentro do sapato.

Tratamento

Existem dois tratamentos eficientes para a Hiperhidrose, a Toxina Botulínica e a Simpatectomia.

A Simpatectomia é uma cirurgia muito antiga, realizada na velha técnica , através de um corte acima da clavícula ou na técnica moderna através de uma pequena incisão no tórax e auxílio de equipamentos de vídeo. É uma técnica eficiente, mas A SIMPATECTOMIA TEM COMPLICAÇÕES raras, mas reais, o que torna a decisão por esse tipo de tratamento uma decisão muito séria tanto para o médico como para o paciente.
Uma nova técnica, muito moderna, sem riscos, a Toxina Botulínica ( Botox / Dysport ), foi adicionada ao tratamento da Hiperhidrose. A aplicação da Toxina Botulínica na mão, na axila ou em outros locais elimina completamente o suor. O procedimento é realizado sem internação, no ambiente do consultório médico, e o paciente pode retornar as suas atividades normais no mesmo dia. O Tratamento com a Toxina Botulínica não e definitivo mas reaplicações podem ser feitas, em media a cada 6/12 meses, dependendo do caso, o que mantém a região tratada sem sudorese.
A vantagem da Simpatectomia é que ela é definitiva, a desvantagem é que é uma cirurgia e que pode apresentar complicações, algumas ireversíveis.
A vantagem da a Toxina Botulínica ( Botox / Dysport ) , é que apresenta quase nenhum risco, e não é cirurgia, a desvantagem é que não é definitivo. Por isso existem as duas técnicas, exatamente porque são diferentes.


Um comentário:

  1. Oi.

    Vendo DRICLOR (solução que combate de forma eficaz a transpiração excessiva). Se interessar, estou sempre disposto a negociar para uma possível redução de preço.

    Email: p-hiperidrose@hotmail.com

    Contato: (21) 8580-1176 (oi) / (21) 9480-0129 (claro)

    http://wtsm.loja2.com.br/

    Participe do meu grupo sobre o assunto de hiperidrose:

    https://www.facebook.com/groups/FornecedorDeAtihydral/

    Lá um ajuda o outro com informações preciosas em relação ao assunto. Deixe seu depoimento e a alternativa que você encontrou.

    O grupo é fechado. Só quem vê as postagens são os membros que sofrem do problema. Abraço

    ResponderExcluir