WElCOME: Perfil Podologia

Espaço para você tirar dúvida, manter contato com a podologa, marca horarios e tirar todos os seu medos em relação aos procedimentos;


Cuide-se pois sua saúde começa pelos seus pés

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Óleos Essenciais





O poder terapêutico das essências aromáticas das plantas
A Aromaterapia consiste em tratar as doenças com a ajuda de óleos extremamente concentrados extraídos dos vegetais. Esses extratos chamados essências ou óleos essenciais contêm as substâncias que dão perfume às plantas e, por isso, seu odor é a característica principal.
Os óleos essenciais são produzidos por minúsculas glândulas presentes nas pétalas, no caule, na casca e na madeira de numerosas plantas e árvores. Se, na natureza essas glândulas liberam os aromas das plantas de forma progressiva, quando aquecidas ou trituradas, elas explodem e liberam os odores com uma potência muito maior.
Para extrair o óleo essencial puro, recorre-se a um processo de destilação no vapor d’água. Se a essência é dissolvida no álcool ou em outro solvente, denomina-se essência absoluta. São menos puras que os óleos, porém conservam propriedades curativas interessantes.
Os usos dos óleos essenciais são múltiplos, mas eles são mais utilizados na unção da pele (massagem), podendo também ser inalados ou colocados na água de banho ou em compressas. Raramente são ingeridos. Certamente são mais eficazes quando inalados, pois provocam uma ação imediata no cérebro.

  Não se deve pensar que a Aromaterapia não apresenta contra-indicações. Devem ser utilizados com precaução, pois podem causar irritação e alergia na pele.
Os aromaterapeutas utilizam cerca de 30 plantas e flores para tratar a maior parte dos problemas.
Os óleos essenciais são divididos em três categorias: os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor; os que estimulam e regulam as principais funções do corpo; e os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito.
Alguns exemplos:  
1.         Óleo de Camomila – refrescante. Indicado para dores de cabeça e depressão;
2.         Óleo de Cânfora – refrescante e estimulante. Indicado em resfriados, reumatismos, acne, insônia;
3.         Óleo de Cedro – sedativo. Usado para angústia, bronquite e tosse;
4.         Óleo de Limão – refrescante e estimulante. Para problemas circulatórios, hipertensão e acne;
5.         Óleo de Eucalipto – libera a cabeça. Indicado para edemas e dores musculares;
6.         Óleo de Gerânio – refrescante e antiespasmódico. Para problemas urinários e infecções virais;
7.         Óleo de Jasmim – relaxante e calmante. Serve para tratar apatia e pele seca;
8.         Óleo de Manjerona – fortificante. Indicado em enxaquecas, cólicas e equimoses;
9.         Óleo de Patchouli – relaxante. Indicado na depressão e pele seca.
10.       Óleo de Pimenta Cinza – estimulante. Usado em problemas digestivos, resfriados e diarréia;
Os óleos essenciais possuem propriedades anti-sépticas reconhecidas, como as da Lavanda e do Gerânio, que são eficazes contra infecções causadas por bactérias, vírus e fungos. São também apreciados pelas propriedades desintoxicantes do limão, alho, eucalipto e pelos efeitos calmantes junta à sensação de bem estar e harmonia que parecem produzir um efeito preventivo sobre as doenças.
Protocolos para Podologia com Óleos Essenciais:
Calos
• 1 gota de óleo essencial de MELALEUCA, ou
• 1 gota de óleo essencial de LAVANDA
Micose
50ml de óleo vegetal puro de calêndula, 20 gotas de óleo essencial de Cravo e 30 gotas de óleo essencial de Tea Tree / Melaleuca. Aplicar de 4 a 5 vezes ao dia na região afetada.
• 1 gota de óleo essencial de MELALEUCA
Tratamento: Aplique o óleo essencial puro no local, 3 vezes ao dia.
Frieiras
• 2,5 ml de óleo vegetal de GÉRMEN DE TRIGO
• 2 gotas de óleo essencial de MELALEUCA
Preparo: Misture o óleo essencial no óleo vegetal.
Tratamento: Aplique no local 1 vez ao dia.

Pés ressecados
• 5 ml de óleo vegetal de GÉRMEN DE TRIGO
• 4 gotas de óleo essencial de YLANG-YLANG
Preparo: Misture o óleo essencial no óleo vegetal.
Tratamento: Aplique 1 vez ao dia, de preferência antes de dormir.
Hidrate os pés
Primeiro, retire as células mortas com esfoliante. Depois, misture 1 colher de sopa de óleo vegetal de abacate, 3 gotas de óleo essencial de cedro e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Massageie os pés com a mistura e envolva-os em toalhas quentes. Deixe-os descansando por 20 minutos. Vale ressaltar que não é aconselhável usar lixas nos pés, que ficam ainda mais grossos depois. Caso ache necessário, use uma pedra pomes suavemente (livre-se das rachaduras nos pés).
 Dores
10 gotas de óleo essencial de LAVANDA
Cansaço
• 5 gotas de óleo essencial de ALECRIM
• 3 gotas de óleo essencial de CAPIM LIMÃO
Preparo: Misture bem o óleo essencial com uma colher (sopa) de sal grosso. Dilua a mistura em uma bacia alta, com água quente.
Tratamento: Faça um escalda-pés por 15 minutos, 1 vez ao dia.
Odores
• 1 gota de óleo essencial de MELALEUCA
Tratamento: Aplique dentro dos sapatos 2 vezes por semana. 
Para tratar o mau-cheiro dos pés e a hiperidrose – Mais uma vez, o óleo essencial de Tea Tree surge como bactericida. Para combater o mau-cheiro dos pés, lave-os e borrife-os diariamente com Água de Tea Tree antes de se calçar. Você também deve limpar os calçados diariamente, deixa-los arejar e colocar uma bolinha de algodão com uma gota de óleo essencial de Tea Tree dentro de cada pé antes de guardá-los. O problema certamente será controlado.
Quem sofre de hiperidrose – o suor excessivo dos pés – deve preparar a seguinte receita: 200 ml de Água de Tea Tree com 75 gotas de óleo essencial de Cedro. Use a mistura como explicado acima e siga para guardar os calçados.
Dermatite e eczena (alívio dos sintomas), Pé de atleta: no 1º caso aplicar o Óleo de Melaleuca puro nas regiões afetadas e em ambos , banhar os pés por alguns minutos numa mistura de 1 parte de óleo para 5 partes de água morna, agitando bem para manter a homogeneidade do banho.
Escalda-pés
Os escalda-pés são indicados para tratar fungos, frieiras, dores e calos. O escalda-pés é excelente para revigorar o ânimo após um dia de trabalho usando sapatos muitas vezes desconfortáveis, após longas caminhadas e exercícios físicos de qualquer natureza. Há quem aplique pelo simples prazer de sentir os pés relaxados, perfumados e hidratados. Você vai ver como sentir-se-á descansado e relaxado.
Mergulhe os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C) até a altura dos tornozelos. Funciona como um santo remédio contra o estresse.
Na água do escalda-pés acrescente:
- Óleo essencial de eucalipto: combate cansaço e livram as pernas da sensação de peso; lavanda e melaleuca ajudam a relaxar. Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes. O óleo essencial é aplicado da seguinte maneira:
10 gotas de óleo essencial (você pode misturar os 3 óleos indicados acima, totalizando 10 gotas) diluídas em 10 ml de óleo vegetal e 1 colher (sopa) de leite.
- Sal: duas colheres de sopa de sal na água quente proporcionam sensação de leveza nos pés, pois ajudam a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço.
Recomenda-se repetir esse escalda-pés três vezes por semana para combater infecções causadas por fungos.
Anestésico natural para uso em Podologia
17 de Janeiro de 2009
Lançamento: By Samia Aromaterapia cria anestésico natural para uso em Podologia Anex, criado pela aromaterapeuta Sâmia Maluf, anestesia por meio da ação de Óleos Essenciais e proporciona emoliência à pele.

Anex: frasco rende até 250 aplicações São Paulo, 15 de janeiro de 2009.
Dor, e essa pequena palavra dizem tudo o que você sente quando vai ao podólogo, respire aliviado, o Anex é um anestésico natural para uso em Podologia. Trata-se de uma sinergia de Óleos Essenciais e Óleos Vegetais puros que anestesia naturalmente e, além disso, proporciona emoliência à pele que forma um calo embaixo da unha, originando a unha encravada. “O problema atinge uma parcela considerável da população, que sente dificuldade e muita dor no tratamento. Por isso, atendemos a uma solicitação da Homeomag, que comercializa o produto, que precisava de uma solução para facilitar o trabalho do Podólogo e proporcionar mais conforto ao cliente”, explica Sâmia. O Anex não contém xilocaína, um dos anestésicos mais conhecidos. Ele é composto somente por Óleos Vegetais e Óleos Essenciais puros e Vitamina E, tratando de maneira muito natural. Fazem parte da sinergia do Anex os Óleos Vegetais de Calêndula e Neem e os Óleos Essenciais de Cravo, Canela, Palmarosa, Tea Tree, Noz Moscada e Menta Piperita. A sinergia age antiinflamatório, coagulante sangüíneo, bactericida, emoliente e anestésico. “É um verdadeiro alívio em gotas”, resume Sâmia. A aplicação do Anex deve ser realizada apenas por podólogos profissionais, já que o produto anestesia o local e um leigo pode machucar ainda mais quem tem unhas encravadas.
 “Com o efeito anestésico em apenas uma gota, o paciente não saberá se um leigo o está machucando. Já o podólogo sabe como realizar o procedimento, melhorando o quadro de quem passa pelo problema”, alerta a aromaterapeuta.
O Anex pode é comercializado com exclusividade pela Homeomag (www.homeomag.com.br) e está à venda nas melhores farmácias e perfumarias do Brasil. Informações podem ser adquiridas também na By Samia Aromaterapia, pelo telefone: (11) 3679-8001. O valor sugerido é de R$ 39,00 o frasco com 15 ml (250 gotas). 

Receitas especiais de óleos de massagem da Aromaterapia
Importante: todas estas receitas são de Uso Externo

ÓLEO de massagem DESINTOXICANTE
Função: ativa a circulação periférica acelerando a eliminação de toxinas via pele. Trata varizes, pernas cansadas, celulite e gordura localizada.
Ingredientes: 30 ml de óleo de girassol + 30 ml de óleo de babaçu + 10 gotas de óleo essencial de funcho doce + 20 gotas de óleo essencial de limão.
Preparo: misture todos os ingredientes e coloque num frasco escuro.
Forma de uso: massageie as pernas com movimentos delicados de baixo para cima. O abdome, os locais com celulite e gordurinha localizada, com movimentos circulares, carinhosos, porém vigorosos (como se estivesse acordando e acariciando toda a pele). Realize este procedimento diariamente, idealmente ao final do dia, após o banho para deixar agir por toda a noite. Opcional: use uma escova para massagear todo o corpo.

ÓLEO de massagem específico para tratar PROBLEMAS de PERNAS
Função: ativa a circulação periférica tratando problemas de varizes, pernas cansadas, feridas e cicatrização.
Ingredientes: 30 ml de óleo de linhaça + 30 ml de óleo de babaçu + 6 gotas de óleo essencial de lavanda + 6 gotas de óleo essencial de tea-tree + 12 gotas de óleo essencial de limão + 12 gotas de óleo essencial de capim limão.
Preparo: misture todos os ingredientes e coloque num frasco escuro.
Forma de uso: massageie as pernas com movimentos delicados de baixo para cima. Entre em contato com o agradável e estimulante aroma do óleo e se permita dar uma parada, um convite para o curtir-se. Realize este procedimento diariamente pela manhã e ao final do dia, deixando agir por toda a noite. Observação: este óleo é muito indicado para portadores de diabetes.

ÓLEO REGENERADOR CELULAR E BACTERICIDA - trata problemas de pele, principalmente os faciais.
Função: também conhecido como DORIL NAS RUGAS esta fórmula ativa a circulação periférica e acelera a eliminação de toxinas via pele. Acorda, relaxa e harmoniza. Trata problemas de pele em geral equilibrando sua oleosidade (peles secas ou oleosas e acnéicas), aliviando sinais de envelhecimento, curando desarmonias como pintas vermelhas (pré-câncer) e problemas circulatórios, tratando inclusive hemorróidas. Um excelente bactericida é um excelente tratamento para prevenir e curar históricos de candidíase.
Ingredientes: 4 colheres de sopa de óleo de linhaça prensado a frio (antiinflamatório) – 12 gotas de óleo essencial de lavanda (relaxante e regenerador celular) e 12 gotas de óleo essencial Tea tree (bactericida e regenerador celular).
Preparo: misture todos os ingredientes e coloque num frasco escuro.
Forma de uso: aplique no rosto e pescoço com massagens suaves e delicadas, para aumentar a circulação; portanto, ativar a desintoxicação e desinflamação. Deixe permanecer sobre a pele. Ideal aplicar pela manhã após o banho e à noite antes de deitar. Ao tratar candidíase ou hemorróidas, aplique 5 a 7 gotas no local logo após perfeita assepsia. Quando preventiva 1 vez/dia. Quando curativa 3 ou mais vezes/dia.

Banho refrescante
Num recipiente com água quente, junte 1 lima às fatias, 6 gotas de óleo essencial de lima, ½ copo de sal marinho, 8-12 folhas de hortelã frescas e misture. Imersa os pés no recipiente durante 10 a 15 minutos, passando-os depois por água morna.
Estas receitas fazem parte do livro O poder de cura do Limão – Conceição Trucom – Editora Alaúde.
Para quem desejar adquirir esta sinergia pronta ou as matérias-primas é só entrar em contato com a Doce Limão no contato@docelimao.com.br http://www.astral.oxigenio.com/aromaterapia/aromaterapia.htm 


9 comentários: