WElCOME: Perfil Podologia

Espaço para você tirar dúvida, manter contato com a podologa, marca horarios e tirar todos os seu medos em relação aos procedimentos;


Cuide-se pois sua saúde começa pelos seus pés

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pé plano

O termo "pé chato", no meio médico, também é conhecido como pé plano; entretanto a denominação mais correta é pé plano valgo flexível. É uma situação caracterizada pela diminuição do arco longitudinal medial do pé (elevação plantar do pé), ou seja, o lado medial (interno) do pé toca ou está próximo deste. Esta condição acomete a maioria das crianças até os 3 ou 4 anos de idade, quando começa a ocorrer a absorção desta gordura e o desenvolvimento do arco do pé.
Agente etiológico/causa: O pé plano é uma condição muito comum. Em bebês e crianças começando a andar o arco longitudinal do pé ainda não está desenvolvido e a condição é normal. Esse arco se desenvolve na infância e na vida adulta apenas 1 em cada 7 adultos apresenta pés chatos. A maioria desse tipo de problema é considerada como variações do normal. Os pés são, em geral, flexíveis e o arco aparece quando a pessoa fica em pé, apoiada nos dedos. Pés rígidos e sem flexibilidade podem estar associados a outras condições e exigem atenção.
Característica: Condição na qual a maior parte da planta do pé fica em contato com o solo, como resultado de redução ou ausência do arco longitudinal do pé (do dedão ao calcanhar).
Sinais e sintomas: Há três situações em que devemos estar atentos:
Pé chato doloroso: Sempre que a criança queixar-se de dor importante deve-se procurar atendimento.
Pé chato grave: uma criança com uma deformidade muito acentuada deve ser avaliada.
Pé chato que se desenvolve a partir dos 8 ou 9 anos de idade: algumas crianças com pés levemente chatos ou pés normais começam a desenvolver, a partir de 8 ou 9 anos, um pé gravemente chato, esta situação é conhecida por Coalisão Tarsal (fusão de dois ossos do pé) e deve ser avaliada.
Diagnóstico:
- Ausência do arco longitudinal do pé, observado quando a pessoa fica em pé;
- A pegada úmida no cimento mostra o extenso contato da planta do pé com o solo;
- Pés inclinados para dentro quando a pessoa fica em pé e ereta;
- O exame dos pés é suficiente para que o médico elabore o diagnóstico. Em geral os exames não são necessários.
Tratamento: A maioria dos casos de pé chato não exige tratamento. Para uma criança de 3 ou 4 anos, devemos estimulá-la a caminhar descalça na areia ou na grama para desenvolver a musculatura do pé e a conseqüente formação do arco. O uso de sapatos ortopédicos corretivos não se mostrou efetivo na correção das deformidades e hoje está praticamente abandonado. Nos pés planos graves, dolorosos ou naqueles de início tardio, a investigação deve ser cuidadosa e o tratamento cirúrgico deve ser considerado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário