WElCOME: Perfil Podologia

Espaço para você tirar dúvida, manter contato com a podologa, marca horarios e tirar todos os seu medos em relação aos procedimentos;


Cuide-se pois sua saúde começa pelos seus pés

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Tumor de células gigantes

O Condroblastoma, também conhecido como tumor de Condman, é um tumor ósseo primário de células cartilaginosas imaturas, classificado como benigno ativo.
Caracteristicas
O tumor que costuma acometer a epífise dos ossos longos, em alguns casos alcança a região metafisária. Os ossos mais acometidos são o úmero proximal, tíbia proximal, fêmur distal. Os homens são mais afetados do que as mulheres e a época mais freqüente encontra-se entre 10 e 20 anos de idade.
 Causas e sintomas
Os sintomas normalmente são mínimos, mas a dor e o edema podem estar presentes no local do tumor. Pelo fato do Condroblastoma ocorrer com maior freqüência nas epífises, pode-se ter alguma limitação articular.
 Diagnóstico
O diagnóstico é feito após a análise da história, exame físico, exames de imagem e anatomopatológico e sua correlação com os diagnósticos diferenciais (displasia fibrosa, encondroma, tumor de células gigantes, condrossarcoma, infecção, fibroma condromixóide).
 Tratamento
O tratamento recomendado é a curetagem da lesão com enxertia óssea, com cuidado para não danificar a placa de crescimento ou a cartilagem articular. A curetagem simples sem enxertia é acompanhada de maior risco de recidiva local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário