WElCOME: Perfil Podologia

Espaço para você tirar dúvida, manter contato com a podologa, marca horarios e tirar todos os seu medos em relação aos procedimentos;


Cuide-se pois sua saúde começa pelos seus pés

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Feliz Natal




Pdgª Fernanda Machado

Deseja a todos vocês um feliz Natal e que possamos estar todos juntos em 2012.

bjus

Seus pés nesse verão

A hidratação deve ser diária. “De preferência, no fim do dia, para que o produto dure mais”.O hidratante deve ser específico para pés ou, caso não tenha, um creme para as mãos. Tenha em mente que um hidratante comum não hidrata a pele dos pés como é necessário.
No verão, além de todas as recomendações de esfoliação e hidratação, você ainda precisa prestar atenção em outras questões.
 
Quando for comprar calçados, compre sempre no fim do dia, porque principalmente no calor os pés já estão inchados e você vai poder sentir melhor se o calçado é confortável pra você.
Outra dica: “Tente não usar o mesmo calçado todos os dias. Meias de algodão são as melhores, pois retêm menos a transpiração. Se for usar calçado fechado, aplique algum talco ou spray antes de sair de casa"

Venha me visita!!!!!

''Fazer os pés com um especialista mensalmente ajuda a manter seus pés mais saudáveis. O podólogo poderá te orientar com relação a calos, corte correto das unhas e limpeza.”

Venha me visita!!!!!

Óleos Essenciais





O poder terapêutico das essências aromáticas das plantas
A Aromaterapia consiste em tratar as doenças com a ajuda de óleos extremamente concentrados extraídos dos vegetais. Esses extratos chamados essências ou óleos essenciais contêm as substâncias que dão perfume às plantas e, por isso, seu odor é a característica principal.
Os óleos essenciais são produzidos por minúsculas glândulas presentes nas pétalas, no caule, na casca e na madeira de numerosas plantas e árvores. Se, na natureza essas glândulas liberam os aromas das plantas de forma progressiva, quando aquecidas ou trituradas, elas explodem e liberam os odores com uma potência muito maior.
Para extrair o óleo essencial puro, recorre-se a um processo de destilação no vapor d’água. Se a essência é dissolvida no álcool ou em outro solvente, denomina-se essência absoluta. São menos puras que os óleos, porém conservam propriedades curativas interessantes.
Os usos dos óleos essenciais são múltiplos, mas eles são mais utilizados na unção da pele (massagem), podendo também ser inalados ou colocados na água de banho ou em compressas. Raramente são ingeridos. Certamente são mais eficazes quando inalados, pois provocam uma ação imediata no cérebro.

  Não se deve pensar que a Aromaterapia não apresenta contra-indicações. Devem ser utilizados com precaução, pois podem causar irritação e alergia na pele.
Os aromaterapeutas utilizam cerca de 30 plantas e flores para tratar a maior parte dos problemas.
Os óleos essenciais são divididos em três categorias: os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor; os que estimulam e regulam as principais funções do corpo; e os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito.
Alguns exemplos:  
1.         Óleo de Camomila – refrescante. Indicado para dores de cabeça e depressão;
2.         Óleo de Cânfora – refrescante e estimulante. Indicado em resfriados, reumatismos, acne, insônia;
3.         Óleo de Cedro – sedativo. Usado para angústia, bronquite e tosse;
4.         Óleo de Limão – refrescante e estimulante. Para problemas circulatórios, hipertensão e acne;
5.         Óleo de Eucalipto – libera a cabeça. Indicado para edemas e dores musculares;
6.         Óleo de Gerânio – refrescante e antiespasmódico. Para problemas urinários e infecções virais;
7.         Óleo de Jasmim – relaxante e calmante. Serve para tratar apatia e pele seca;
8.         Óleo de Manjerona – fortificante. Indicado em enxaquecas, cólicas e equimoses;
9.         Óleo de Patchouli – relaxante. Indicado na depressão e pele seca.
10.       Óleo de Pimenta Cinza – estimulante. Usado em problemas digestivos, resfriados e diarréia;
Os óleos essenciais possuem propriedades anti-sépticas reconhecidas, como as da Lavanda e do Gerânio, que são eficazes contra infecções causadas por bactérias, vírus e fungos. São também apreciados pelas propriedades desintoxicantes do limão, alho, eucalipto e pelos efeitos calmantes junta à sensação de bem estar e harmonia que parecem produzir um efeito preventivo sobre as doenças.
Protocolos para Podologia com Óleos Essenciais:
Calos
• 1 gota de óleo essencial de MELALEUCA, ou
• 1 gota de óleo essencial de LAVANDA
Micose
50ml de óleo vegetal puro de calêndula, 20 gotas de óleo essencial de Cravo e 30 gotas de óleo essencial de Tea Tree / Melaleuca. Aplicar de 4 a 5 vezes ao dia na região afetada.
• 1 gota de óleo essencial de MELALEUCA
Tratamento: Aplique o óleo essencial puro no local, 3 vezes ao dia.
Frieiras
• 2,5 ml de óleo vegetal de GÉRMEN DE TRIGO
• 2 gotas de óleo essencial de MELALEUCA
Preparo: Misture o óleo essencial no óleo vegetal.
Tratamento: Aplique no local 1 vez ao dia.

Pés ressecados
• 5 ml de óleo vegetal de GÉRMEN DE TRIGO
• 4 gotas de óleo essencial de YLANG-YLANG
Preparo: Misture o óleo essencial no óleo vegetal.
Tratamento: Aplique 1 vez ao dia, de preferência antes de dormir.
Hidrate os pés
Primeiro, retire as células mortas com esfoliante. Depois, misture 1 colher de sopa de óleo vegetal de abacate, 3 gotas de óleo essencial de cedro e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Massageie os pés com a mistura e envolva-os em toalhas quentes. Deixe-os descansando por 20 minutos. Vale ressaltar que não é aconselhável usar lixas nos pés, que ficam ainda mais grossos depois. Caso ache necessário, use uma pedra pomes suavemente (livre-se das rachaduras nos pés).
 Dores
10 gotas de óleo essencial de LAVANDA
Cansaço
• 5 gotas de óleo essencial de ALECRIM
• 3 gotas de óleo essencial de CAPIM LIMÃO
Preparo: Misture bem o óleo essencial com uma colher (sopa) de sal grosso. Dilua a mistura em uma bacia alta, com água quente.
Tratamento: Faça um escalda-pés por 15 minutos, 1 vez ao dia.
Odores
• 1 gota de óleo essencial de MELALEUCA
Tratamento: Aplique dentro dos sapatos 2 vezes por semana. 
Para tratar o mau-cheiro dos pés e a hiperidrose – Mais uma vez, o óleo essencial de Tea Tree surge como bactericida. Para combater o mau-cheiro dos pés, lave-os e borrife-os diariamente com Água de Tea Tree antes de se calçar. Você também deve limpar os calçados diariamente, deixa-los arejar e colocar uma bolinha de algodão com uma gota de óleo essencial de Tea Tree dentro de cada pé antes de guardá-los. O problema certamente será controlado.
Quem sofre de hiperidrose – o suor excessivo dos pés – deve preparar a seguinte receita: 200 ml de Água de Tea Tree com 75 gotas de óleo essencial de Cedro. Use a mistura como explicado acima e siga para guardar os calçados.
Dermatite e eczena (alívio dos sintomas), Pé de atleta: no 1º caso aplicar o Óleo de Melaleuca puro nas regiões afetadas e em ambos , banhar os pés por alguns minutos numa mistura de 1 parte de óleo para 5 partes de água morna, agitando bem para manter a homogeneidade do banho.
Escalda-pés
Os escalda-pés são indicados para tratar fungos, frieiras, dores e calos. O escalda-pés é excelente para revigorar o ânimo após um dia de trabalho usando sapatos muitas vezes desconfortáveis, após longas caminhadas e exercícios físicos de qualquer natureza. Há quem aplique pelo simples prazer de sentir os pés relaxados, perfumados e hidratados. Você vai ver como sentir-se-á descansado e relaxado.
Mergulhe os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C) até a altura dos tornozelos. Funciona como um santo remédio contra o estresse.
Na água do escalda-pés acrescente:
- Óleo essencial de eucalipto: combate cansaço e livram as pernas da sensação de peso; lavanda e melaleuca ajudam a relaxar. Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes. O óleo essencial é aplicado da seguinte maneira:
10 gotas de óleo essencial (você pode misturar os 3 óleos indicados acima, totalizando 10 gotas) diluídas em 10 ml de óleo vegetal e 1 colher (sopa) de leite.
- Sal: duas colheres de sopa de sal na água quente proporcionam sensação de leveza nos pés, pois ajudam a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço.
Recomenda-se repetir esse escalda-pés três vezes por semana para combater infecções causadas por fungos.
Anestésico natural para uso em Podologia
17 de Janeiro de 2009
Lançamento: By Samia Aromaterapia cria anestésico natural para uso em Podologia Anex, criado pela aromaterapeuta Sâmia Maluf, anestesia por meio da ação de Óleos Essenciais e proporciona emoliência à pele.

Anex: frasco rende até 250 aplicações São Paulo, 15 de janeiro de 2009.
Dor, e essa pequena palavra dizem tudo o que você sente quando vai ao podólogo, respire aliviado, o Anex é um anestésico natural para uso em Podologia. Trata-se de uma sinergia de Óleos Essenciais e Óleos Vegetais puros que anestesia naturalmente e, além disso, proporciona emoliência à pele que forma um calo embaixo da unha, originando a unha encravada. “O problema atinge uma parcela considerável da população, que sente dificuldade e muita dor no tratamento. Por isso, atendemos a uma solicitação da Homeomag, que comercializa o produto, que precisava de uma solução para facilitar o trabalho do Podólogo e proporcionar mais conforto ao cliente”, explica Sâmia. O Anex não contém xilocaína, um dos anestésicos mais conhecidos. Ele é composto somente por Óleos Vegetais e Óleos Essenciais puros e Vitamina E, tratando de maneira muito natural. Fazem parte da sinergia do Anex os Óleos Vegetais de Calêndula e Neem e os Óleos Essenciais de Cravo, Canela, Palmarosa, Tea Tree, Noz Moscada e Menta Piperita. A sinergia age antiinflamatório, coagulante sangüíneo, bactericida, emoliente e anestésico. “É um verdadeiro alívio em gotas”, resume Sâmia. A aplicação do Anex deve ser realizada apenas por podólogos profissionais, já que o produto anestesia o local e um leigo pode machucar ainda mais quem tem unhas encravadas.
 “Com o efeito anestésico em apenas uma gota, o paciente não saberá se um leigo o está machucando. Já o podólogo sabe como realizar o procedimento, melhorando o quadro de quem passa pelo problema”, alerta a aromaterapeuta.
O Anex pode é comercializado com exclusividade pela Homeomag (www.homeomag.com.br) e está à venda nas melhores farmácias e perfumarias do Brasil. Informações podem ser adquiridas também na By Samia Aromaterapia, pelo telefone: (11) 3679-8001. O valor sugerido é de R$ 39,00 o frasco com 15 ml (250 gotas). 

Receitas especiais de óleos de massagem da Aromaterapia
Importante: todas estas receitas são de Uso Externo

ÓLEO de massagem DESINTOXICANTE
Função: ativa a circulação periférica acelerando a eliminação de toxinas via pele. Trata varizes, pernas cansadas, celulite e gordura localizada.
Ingredientes: 30 ml de óleo de girassol + 30 ml de óleo de babaçu + 10 gotas de óleo essencial de funcho doce + 20 gotas de óleo essencial de limão.
Preparo: misture todos os ingredientes e coloque num frasco escuro.
Forma de uso: massageie as pernas com movimentos delicados de baixo para cima. O abdome, os locais com celulite e gordurinha localizada, com movimentos circulares, carinhosos, porém vigorosos (como se estivesse acordando e acariciando toda a pele). Realize este procedimento diariamente, idealmente ao final do dia, após o banho para deixar agir por toda a noite. Opcional: use uma escova para massagear todo o corpo.

ÓLEO de massagem específico para tratar PROBLEMAS de PERNAS
Função: ativa a circulação periférica tratando problemas de varizes, pernas cansadas, feridas e cicatrização.
Ingredientes: 30 ml de óleo de linhaça + 30 ml de óleo de babaçu + 6 gotas de óleo essencial de lavanda + 6 gotas de óleo essencial de tea-tree + 12 gotas de óleo essencial de limão + 12 gotas de óleo essencial de capim limão.
Preparo: misture todos os ingredientes e coloque num frasco escuro.
Forma de uso: massageie as pernas com movimentos delicados de baixo para cima. Entre em contato com o agradável e estimulante aroma do óleo e se permita dar uma parada, um convite para o curtir-se. Realize este procedimento diariamente pela manhã e ao final do dia, deixando agir por toda a noite. Observação: este óleo é muito indicado para portadores de diabetes.

ÓLEO REGENERADOR CELULAR E BACTERICIDA - trata problemas de pele, principalmente os faciais.
Função: também conhecido como DORIL NAS RUGAS esta fórmula ativa a circulação periférica e acelera a eliminação de toxinas via pele. Acorda, relaxa e harmoniza. Trata problemas de pele em geral equilibrando sua oleosidade (peles secas ou oleosas e acnéicas), aliviando sinais de envelhecimento, curando desarmonias como pintas vermelhas (pré-câncer) e problemas circulatórios, tratando inclusive hemorróidas. Um excelente bactericida é um excelente tratamento para prevenir e curar históricos de candidíase.
Ingredientes: 4 colheres de sopa de óleo de linhaça prensado a frio (antiinflamatório) – 12 gotas de óleo essencial de lavanda (relaxante e regenerador celular) e 12 gotas de óleo essencial Tea tree (bactericida e regenerador celular).
Preparo: misture todos os ingredientes e coloque num frasco escuro.
Forma de uso: aplique no rosto e pescoço com massagens suaves e delicadas, para aumentar a circulação; portanto, ativar a desintoxicação e desinflamação. Deixe permanecer sobre a pele. Ideal aplicar pela manhã após o banho e à noite antes de deitar. Ao tratar candidíase ou hemorróidas, aplique 5 a 7 gotas no local logo após perfeita assepsia. Quando preventiva 1 vez/dia. Quando curativa 3 ou mais vezes/dia.

Banho refrescante
Num recipiente com água quente, junte 1 lima às fatias, 6 gotas de óleo essencial de lima, ½ copo de sal marinho, 8-12 folhas de hortelã frescas e misture. Imersa os pés no recipiente durante 10 a 15 minutos, passando-os depois por água morna.
Estas receitas fazem parte do livro O poder de cura do Limão – Conceição Trucom – Editora Alaúde.
Para quem desejar adquirir esta sinergia pronta ou as matérias-primas é só entrar em contato com a Doce Limão no contato@docelimao.com.br http://www.astral.oxigenio.com/aromaterapia/aromaterapia.htm 


Anidrose





Ausência anormal de suor em resposta ao calor.
Algumas vezes a anidrose só é percebida quando uma quantidade substancial de calor ou exercício não provoque sudorese.
A ausência total de sudorese pode ser fatal, pois o organismo fica superaquecido. Não há perigo se a ausência de sudorese for localizada.
 Causas e sintomas
·         distúrbios neurológicos ou cutâneos ;
·         distúrbio congênito;
·         alguns medicamentos, como fenotiazinas ;
·         trauma nas glândulas sudoríparas ;
·         queimaduras ;
·         insolação ;
·         desidratação .
As causas variam conforme a idade e sexo da pessoa afetada e os seguintes aspectos específicos dos sintomas: localização, característica, evolução, fatores agravantes, fatores atenuantes e queixas associadas. Utilize a opção Sintomas para explorar as explicações possíveis para a ocorrência deste distúrbio, seja isolado ou combinado com outros problemas.
Diagnóstico: Clinico
Tratamento: Medicamentoso.







Tumor de células gigantes

O Condroblastoma, também conhecido como tumor de Condman, é um tumor ósseo primário de células cartilaginosas imaturas, classificado como benigno ativo.
Caracteristicas
O tumor que costuma acometer a epífise dos ossos longos, em alguns casos alcança a região metafisária. Os ossos mais acometidos são o úmero proximal, tíbia proximal, fêmur distal. Os homens são mais afetados do que as mulheres e a época mais freqüente encontra-se entre 10 e 20 anos de idade.
 Causas e sintomas
Os sintomas normalmente são mínimos, mas a dor e o edema podem estar presentes no local do tumor. Pelo fato do Condroblastoma ocorrer com maior freqüência nas epífises, pode-se ter alguma limitação articular.
 Diagnóstico
O diagnóstico é feito após a análise da história, exame físico, exames de imagem e anatomopatológico e sua correlação com os diagnósticos diferenciais (displasia fibrosa, encondroma, tumor de células gigantes, condrossarcoma, infecção, fibroma condromixóide).
 Tratamento
O tratamento recomendado é a curetagem da lesão com enxertia óssea, com cuidado para não danificar a placa de crescimento ou a cartilagem articular. A curetagem simples sem enxertia é acompanhada de maior risco de recidiva local.


Bicho Geografico





Afecção freqüente devido à penetração na derme de larvas do Ancylostoma Braziliensis, parasito normal do cão e do gato, e, eventualmente, do Ancylostoma Caninum.
Causas e sintomas
A sensação é de intensa coceira, principalmente à noite, causando falta de sono e nervosismo. Como complicação pode ocorrer infecção e eczematização, principalmente em casos de infestação maciça.
As larvas também eliminam substâncias tóxicas, que causam alergia e sintomas pulmonares, como tosse e falta de ar, parecendo um quadro de asma.
Diagnóstico
A diagnose é clínica, através das lesões na pele tipo linhas sinuosas com coceira insistente.
Tratamento
Quando a infestação é intensa o tratamento é feito com albendazol ou tiabendazol ou ivermectina oral. Em casos de infestação mínima, com poucos sintomas, o tratamento é tópico com tiabendazol, sendo necessárias até duas semanas de tratamento para a cura.


Dermatite de contato





É a inflamação da pele resultante do contato direto com substâncias que causam reação alérgica ou inflamatória. Ocorre mais comumente nas mãos, braços e face. Pode ser estabelecida através de quatro mecanismos: irritante primário, sensibilização, fototóxico e fotoalérgico.

Causas e sintomas
O tipo mais comum é causado pelo contato com substâncias que podem ser irritantes. Exemplo: ácidos, materiais alcalinos como sabonetes, detergentes, solventes e outras substâncias químicas.
A dermatite de contato também pode ser provocada pela exposição a um determinado material ao qual a pessoa seja hipersensível ou alérgica. Exemplo: fragrância, adesivos, cosméticos, etc.
Coceira na pele e formação de bolhas que podem estourar formando crostas e descamações. Se a pele não for tratada, poderá escurecer ficando grossa e rachada.
Diagnóstico: Clinico vária de aspecto.

O relato do paciente juntamente com testes alérgicos cutâneos podem elucidar o caso. O diagnóstico está baseado principalmente no aspecto da pele e nos antecedentes de exposição a um agente irritante ou alérgeno.
Os exames de alergia com patches cutâneos podem isolar o alérgeno entre os suspeitos. Também podem ser utilizados outros exames para descartar outras causas possíveis, como uma biópsia de lesão cutânea ou cultura da lesão cutânea.

Tratamento
O tratamento envolve, principalmente, evitar o contato com a substância que desencadeou a reação, além de medicamentos que aliviam os sintomas. O quadro inflamatório deve ser tratado com o uso de corticóides tópicos ou sistêmicos dependendo da gravidade.
A aplicação de cremes hidratantes nas peles secas aumenta sua resistência. Em caso de infecção secundária, faz-se a administração de antibióticos e para aliviar a pruridermia, anti-histamínicos.

Bromidrose






É a atuação de bactérias presentes nestas regiões sobre o suor, provocando o odor característico.
Características: é o suor com cheiro desagradável que ocorre nas axilas ou nos pés.
Sinais e Sintomas: mau cheiro.
Diagnóstico:
Tratamento: lavar os locais afetados, ensaboando bem e dando preferência a sabonetes anticéptico, secar bem a pele após o banho, especialmente entre os dedos dos pés, trocar as roupas e meias diariamente, evitar o uso de tecidos sintéticos, dando preferência ao algodão,  preferir calçados abertos,  colocar os calçados no sol e mantê-los sempre limpos, evitar deixar a pele úmida por muito tempo.
O tratamento visa diminuir a população bacteriana nos locais afetados e, assim, controlar sua atuação sobre a secreção sudoral.


Verruga Plantar





Causa: É causada pelo vírus do papiloma humano HPV.
Características: popularmente conhecida como "olho-de-peixe", a verruga plantar se apresenta como um espessamento e elevação da pele dos pés, com uma região amarelada e um ou mais pontos negros centrais.
Sinais e sintomas: dor devido ao peso do corpo sobre o pé, podem ser isoladamente ou em mosaico (várias), pouco salientes, dificultam a marcha.
Diagnóstico: olho nu, e ao pinças ela é dolorida.
Tratamento: desbaste da parte queratinizada e aplicação de ácido para a remoção.

Eczema de estase

Causas e características: atinge tipicamente o terço inferior das pernas de doentes com insuficiência venosa crônica (varizes), sendo causado por uma circulação sanguínea deficiente,  mais freqüente em mulheres.
Sinais e sintomas: ocorre edema e a pele fica escurecida na cor ocre.
Diagnóstico: visto a olho nu.
Tratamento: medicamentos.


Condroma

Causa: em geral se desenvolvem na parte central do osso, embora em algumas ocasiões possam localizar-se na periferia do osso. A lesão pode ser solitária ou formar parte de uma encondromatose múltipla, que afeta vários ossos.
Características: É um tumor benigno localizado nas articulações.
Os tumores cartilaginosos benignos são freqüentes. Aparecem como lesões líticas, principalmente nos ossos das mãos e dos pés e com menor freqüência nas costelas e nos ossos longos.
São lesões benignas latentes que freqüentemente são diagnosticadas devido a radiografias realizadas por outros motivos. Nas falanges dos pés e das mãos, nos metacarpos e nos metatarsos, a presença do encondroma é freqüentemente descoberta devido a uma fratura patológica, geralmente após trauma leve.
Sinais e sintomas: podem ocorrer saliências, encurtamento e encurvamento da região atingida.
Diagnóstico: freqüentemente são achados de exame.
Tratamento: cirúrgico.



METATARSALGIA

Causa:

As causas mais comuns da metatarsalgia são traumas nos pés, salto alto, doenças articulares, doença dos sesamóides e tumoração de partes moles.
Refere-se a dor localizada ou generalizada no antepé, habitualmente na face plantar, próxima as cabeças dos metatarsos. Apresenta etiologia bastante variada associada a desequilíbrios biomecânicos, secundários a alterações anatômicas constitucionais ou iatrogênicas e distúrbios sistêmicos. Conforme tabela abaixo:

Características:

O componente etiológico principal das metatarsalgias é a carga repetitiva concentração de força no antepé durante a marcha.
O problema pode estar relacionado a ossos, articulações, músculos, ligamentos ou tendões desta região.
Sob a denominação de "metatarsalgias" estão englobadas várias afecções que se caracterizam por produzir dor no ante pé e, na maioria das vezes, calosidades nessa mesma região algum tempo após sua instalação.
As metatarsalgias incidem preferentemente nos adultos, sendo raras nas crianças.
Quanto ao sexo, predominam no sexo feminino, numa proporção de 8:1 o que demonstra a participação do uso de calçados na gênese de um grande número de     casos.

Sinais e         Sintomas:

A principal queixa clínica do quadro de metatarsalgias é a dor.
Suas características (tipo, intensidade, periodicidade, localização e irradiação) estão na dependência do agente etiológico mas, de forma geral, relacionam-se diretamente com a marcha ou a ortostase prolongadas. Nos quadros iniciais, a dor é geralmente leve, pouco incapacitante e melhora com o repouso. Com a progressão e estruturação das deformidades, torna-se intensa, constante e altamente             incapacitante.
Diagnóstico:
O achado de exame mais constante é a presença de hiperqueratose (calosidades) nas regiões onde se observa a descarga anômala das pressões, geralmente indicando as estruturas anatomicas relacionadas.
A podoscopia identifica as áreas de maior pressão, mesmo antes do aparecimento das hiperqueratoses, pela coloração mais pálida em virtude da isquemia produzida pela          carga.
O exame clínico, além de objetivar a detecção de todas as deformidades associadas ao quadro, deve tentar estabelecer seu grau de redutibilidade, fator determinante da escolha do tratamento adequado.

Tratamento: Pode ser conservador ou cirúrgico.

O tratamento das metatarsalgias é preferentemente conservador e deve incluir o uso de órteses e calçados adequados, a reabilitação dos segmentos atingidos por deformidades redutíveis e a normalização da distribuição das cargas às zonas     patológicas.
Obviamente, o tratamento médico, quando a metatarsalgia decorre de doenças gerais, é imperativo.
O tratamento cirúrgico das metatarsalgias deve ser indicado somente quando se esgotaram os recursos não invasivos especialmente quando não existam deformidades bem definidas às quais se possa atribuir a gênese da dor.
Nosso enfoque sobre o tratamento cirúrgico das metatarsalgias baseia-se na existência ou não de deformidades regionais e na redutibilidade ou rigidez destas deformidades.

Pé equino

Quando alguém se refere ao pés tortos congênitos, freqüentemente está querendo citar esta variante de patologia.
·         Causas
Existem crianças que nascem com esse defeito. Já uma pessoa que sofre lesão medular (na coluna vertebral), como após um acidente de carro ou uma queda de grande altura, perde a capacidade de levantar o pé porque os nervos que o movem estão lesados. No caso do paciente em coma, ele não consegue se movimentar por conta própria e permanece, então, na sua posição mais natural, que é com o pé caído. O problema é que se o pé não for mobilizado, com fisioterapia e/ou com auxílio de uma órtese, essa posição caída do pé se torna permanente, uma posição viciada, que é chamada de pé eqüino.
·         Características.
O retro pé (região posterior do pé) está em equinismo (flexão) e varismo (inclinação interna) acentuados, o médio pé (porção média do pé) está rodado internamente e exibe um cavismo (arqueamento) intenso e o ante pé (porção anterior do pé) é francamente aduzido (inclinado internamente). Existem várias gradações e tipos, podendo incidir tanto uni quanto bilateralmente.
·         Tratamento.
A patologia é grave e o tratamento deve ser iniciado nos primeiros dias de vida. Inicia-se com gessos e cunhas, através dos quais vai-se "desenrrolando" o pé de sobre si mesmo. As botas gessadas são trocadas semanalmente e as cunhas (recortes no gesso que forçam mais a posição de correção) são realizadas também semanalmente. O tratamento se prolonga por 5 a 6 meses e aproximadamente a terça parte dos casos necessita de pelo menos uma cirurgia para que se obtenha o apoio normal dos pés. O defeito inicial restringe-se às partes moles (tendões e cápsulas articulares) mas com o progredir do tempo, se deixados ao acaso, surgem deformidades ósseas de dificílima correção. Vários métodos cirúrgicos têm sido preconizados para o tratamento dos pés tortos congênitos.


Tendinite do tendão Calcanear ou Tendinite  de Aquiles
Causa:
Normalmente não existe relato de trauma sendo o seu inicio de aparecimento espontâneo. Ao exame, o atleta apresenta dor na região do Tendão de Aquiles, que muitas vezes se apresenta inchado. A dor geralmente se localiza a cerca de 5 cm do calcanhar. A flexão dorsal do pé pode estar limitada e a flexão plantar, contra a resistência, aumenta a dor.
Característica:
A Tendinite de Aquiles é a inflamação do Tendão de Aquiles, ou, mais comumente, de seu paratendão. É uma lesão por excesso de uso e normalmente se origina com o aumento de atividade, mudança de calçado ou alteração do piso de treinamento. O aumento da atividade pode ser, tanto pelo aumento da intensidade das atividades habituais, como pelo início de novas atividades. Os calçados que não apresentam uma elevação discreta no calcanhar predispõe ao surgimento da Tendinite de Aquiles.
Os atletas com o calcanhar pronado estão mais sujeitos a apresentar o problema. A Tendinite de Aquiles é principalmente encontrada entre os atletas que praticam ginástica, ciclismo, corrida de longa distância e voleibol.
Sinais e Sintomas:
O atleta geralmente se queixa de uma dor na região posterior do tornozelo, que piora com o início da atividade, melhora com o decorrer da mesma, e piora após a parada do exercício. Com a evolução, a dor se torna constante e permanece mesmo em   repouso.
Alguns pacientes se queixam de dor pela manhã, ao levantar.

Diagnóstico
Os exames complementares podem auxiliar no diagnóstico, as radiografias encontram-se normais, sendo a ultrassonografia e a ressonância magnética os exames de escolha.

Tratamento:
O tratamento é dirigido para o combate ao processo inflamatório e a prevenção. O tratamento inicial vai constar de aplicação de gelo, analgésicos e antiinflamatórios. Posteriormente iniciamos as medidas de fisioterapia. Palmilhas com elevação do calcanhar e alongamento são pontos importantes no tratamento. O enfaixamento, o uso de " braces" ou imobilizadores, inclusive para uso noturno, podem ser utilizados.
As infiltrações com corticoides estão terminantemente PROIBIDAS pela possibilidade de levarem a ruptura do tendão.
A prevenção vai constar de um programa de fortalecimento e alongamento do tendão, como também correção dos pés muito voltados para dentro, com o uso de palmilhas especiais. Corridas em aclive e calçados sem elevação dos calcanhares devem ser evitados e o reinicio das atividades deve ser gradual.

Faceíte plantar

Fasceíte plantar (FP) é uma síndrome degenerativa da fáscia plantar resultante de trauma repetitivo na sua origem no calcâneo. FP é conhecido como a mais comum causa de dor inferior de calcanhar do adulto. A palavra fasceíte supõe a  inflamação ser um componente inerente a esta condição.

·         Causa.
Na presença de fatores agravantes, o movimento repetitivo do andar ou correr pode causar micro-traumas na fáscia plantar. A zona afetada é freqüentemente próxima da origem da fáscia plantar, na tuberosidade do calcâneo. Biopsia do tecido afetado revela mudanças degenerativas da fáscia, com ou sem proliferação fibroblástica e mudança inflamatória crônica.
Aumento repentino de atividade com descarga de peso, particularmente aqueles envolvendo corrida, pode causar micro-trauma na fáscia plantar numa taxa que excede a habilidade do corpo de se recompor.
Quando a FP ocorre no idoso, isto é usualmente atribuído à fraqueza dos músculos intrínsecos e a atenuação da força secundaria à aquisição de pé plano (pronação excessiva do pé) combinado com a diminuição da capacidade do corpo de se recuperar.
·         Características.
A fáscia plantar é uma densa camada fibrosa de tecido conectivo que origina do tubérculo medial na superfície do calcâneo e segue até a placa plantar da articulação metatarsofalangeana para formar o arco medial longitudinal do pé. Isto proporciona a chave da função na corrida e no caminhar. Em geral, o propósito da fáscia plantar é duplo – promover o suporte do arco longitudinal e serve como um amortecedor dinâmico do choque do pé para a perna.
No caminhar, o calcanhar faz contato com o chão. Após este contato, a tíbia roda medialmente e o pé prona, alongando a fáscia plantar e aplainando o arco. Isto permite que o pé se acomode de irregularidades da superfície e absorva o choque.
·         Sinais e Sintomas.
A clássica apresentação da FP é a dor na sola do pé na região inferior do calcanhar. Pacientes relatam a dor ser particularmente ruim nos primeiros passos no despertar de manhã ou depois de um tempo prolongado de atividades de descarga de peso. A dor pode ser tão intensa ao redor com o calcanhar afetado fora do chão. Após alguns passos e durante o curso do dia, a dor do calcanhar diminui, mas retorna com atividade intensa ou prolongada de descarga de peso. Relatos iniciais da dor podem ser difusos ou migratórios; entretanto, com o tempo isto costuma focar ao redor da área da tuberosidade medial do calcâneo. Geralmente, a dor é mais significativa quando são envolvidas atividades de descarga de peso, e podem usualmente estar relacionadas ao aumento da quantidade ou intensidade da atividade física antes do início dos sintomas.

·         Diagnóstico
Diagnóstico da FP é usualmente feito com base na historia e exame físico. Dor no despertar da manhã é típico da FP, e pode ser útil na distinção de outras formas de dor no calcanhar. . Dor noturna pode aumentar a suspeita de outras causas de dor no calcanhar, como em tumores, infecções e neuralgias (incluindo a síndrome do túnel do tarso).
Ao exame físico apresenta ponto dolorido antero-medial ao calcâneo. A dor pode ser exacerbada pela dorsiflexão passiva dos dedos ou estando o paciente de péo passiva dos dedos ou estando o paciente de po calcaneo. sobre as pontas dos dedos. O diagnostico por imagem raramente é indicado para avaliação inicial e tratamento, mas pode ser útil em alguns casos para excluir outras causas de dor no calcanhar. O RX simples pode excluir a fratura de calcâneo por estresse e pode detectar uma subjacente espondiloartropatia. Escanometria óssea e ressonância magnética podem ser útil, mas não é rotineiro. A ultrassonografia é outra ferramenta útil para diagnosticar a FP. 

·         Tratamento.
Existem muitas outras formas de tratamento, entre elas:
Calçado apropriado, Alongamento e fortalecimento,
Suporte do arco e órteses; Splints e imobilizador para andar;
Agentes anti-inflamatórios;Cirurgia;
Terapia por onda de choque extracorporal (ESWT).

·         Tratamento alternativo

Palmilha magnética;                                   Acupuntura ;

Consideração nutricional ;                       Vitamina C;

Zinco;                                                               Óleo de peixe ;